Uma borboleta, uma lagarta e uma crisálida na reforma
Testemunho de Béatrice
Sou particularmente sensível à beleza da natureza. Hoje, gostaria de vos falar através da imagem de uma borboleta.
Uma borboleta,
uma lagarta na reforma
Este título evoca-me certos domínios da minha vida em que, de lagarta que era, consegui transformar-me em borboleta. Vou mencionar aqui dois deles:
Flash sobre a minha história
A. A infância
Sou a filha mais velha de uma família modesta. A minha irmã é quatro anos mais nova do que eu.
Eu era uma rapariga muito alegre, que gostava de ler e de brincar. Os meus pais deram-nos uma educação em que Deus e a Igreja eram muito importantes, mas a minha imagem de Deus foi construída sobre o medo de quem Ele é.
B. Tempos de Paz
Quando eu tinha 9 anos, o meu pai levou-me a mim e à minha irmã para a parte germanófona da Suíça, para a quinta dos nossos avós, para uma semana de férias de verão. Fiquei encantada, porque adoro passar lá o tempo: ir para o campo com a minha avó para levar o lanche das 10 horas ao meu avô, andar na carroça para separar as batatas, comer as cenouras acabadas de tirar da horta, levar os topos aos coelhos, alimentar as galinhas e os porcos.
Gosto particularmente dos domingos na quinta, quando todas as nossas tias, tios e primos se juntam à mesa da família para um lanche cujos sabores deliciosos ainda estão frescos na minha memória.
C. De repente sacudida e tão só
Mas desta vez foi diferente: os meus pais não estavam lá. O pai foi trabalhar e a mãe foi passar uma semana de férias em Itália, sozinha. Tudo isto me parece estranho. Não percebo nada do mundo dos adultos. O medo apodera-se de mim… Será que os meus pais se vão divorciar?
D. O início da minha vida adulta
Aos 19 anos, conheci o homem que viria a ser o meu companheiro. Casámo-nos rapidamente, embora eu tivesse acabado de me formar como professora e o meu marido ainda fosse estudante.
E. Ser pai significa
“nadar em felicidade”?
Aos 27 anos, éramos pais de três filhos lindos. Somos felizes, os nossos filhos encantam-nos, passamos bons momentos em família, em suma, tudo corre bem.
No entanto, há um problema neste quadro idílico: não estou em paz.
Sempre acreditei em Deus, mas tenho ansiedades em relação à morte. O que é que acontece depois? Para onde é que eu vou? Faço-me perguntas para as quais não tenho resposta.
F. Em crise!
Aos 28 anos, é uma crise, uma depressão profunda, daquelas que nos paralisam e nos convencem de que não servimos para nada. No auge do meu estado, passei três semanas prostrada no meu sofá, com a minha família a ser cuidada pela minha mãe e pela minha irmã.
Estava sempre a repetir que não servia para nada, que era uma má esposa e uma má mãe. Tenho momentos de grande ansiedade, em que penso que vou morrer, e isso aterroriza-me.
G. De volta aos trilhos
Felizmente, pouco a pouco, graças à medicação adequada e talvez também ao regresso ao meu trabalho de professora, que me permitiu deixar de girar em torno de mim própria, estou a sair do meu estado depressivo.
Onde é que posso encontrar
a paz interior?
Mas ainda não encontrei a paz. Uma noite, ao ler um livrinho que estava na minha mesinha de cabeceira, fez-se luz!
H. O meu encontro com Jesus
Foi um encontro com Jesus, que veio procurar-me no coração das minhas dúvidas, dos meus medos, das minhas deambulações, com palavras como estas:
« Deixo-vos a paz. Dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14.27
Ou ainda:
« Pois pela graça você foi salvo por sua fé. E isso não vem de você, é dom de Deus. Não pelas obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2.8
I. A primeira área
da minha metamorfose:
curar meu coração doente
Nestas palavras entendo um convite a depositar a minha confiança em Jesus, portanto nem em mim mesmo nem nas minhas boas obras. Também entendo que não preciso me concentrar em meus sentimentos de inadequação. É a graça que me salva! É assim que a paz entra em meu coração. Ela nunca vai me deixar: ela ainda está aqui hoje. É em Cristo, através da fé nele, que temos a liberdade de nos aproximarmos de Deus com confiança.
J. Há muito tempo na minha crisálida
Outro destaque na minha vida está ligado ao relacionamento com minha mãe. Um dia, percebi que não aguentava mais a presença dela. O nosso relacionamento é tão complicado! Não entendo o que está a acontecer dentro de mim. Como você pode não amar sua mãe? Tenho grandes conflitos internos, sinto-me culpada, tento amar… mas quanto mais tento, menos funciona. O fracasso espera.
Então percebo que não vou superar isso e decido pedir ajuda. Tenho o privilégio de ser acompanhada por uma psicóloga muito competente.
Ela ajuda-me a entender melhor a nossa dinâmica familiar e porque é que as coisas são tão complicadas com minha mãe.
K. A segunda área
da minha metamorfose:
a cura do meu coração em relação
ao relacionamento com minha mãe
Contudo, compreender as coisas não significa necessariamente que somos imediatamente transformados. Entendo que provavelmente ainda sonho em receber da minha mãe o carinho e a proteção que ela não me deu. Preciso ser capaz de abandonar as minhas expectativas.
E aí, mais uma vez, percebo que, pouco a pouco, o próprio Deus responde às minhas deficiências de várias maneiras. Por exemplo, um dia fiquei literalmente chocada com as seguintes palavras:
“Mesmo que sua mãe se esqueça de você, eu nunca me esquecerei de você”
(Isaías 49.15).
Esta palavra da Bíblia perfura-me, porque significa para mim que mesmo que minha mãe não responda à minha necessidade de amor materno, proteção, bondade, Deus, Ele, está sempre lá para preencher essas lacunas.
L. A ternura vinha de outro lugar
E Ele faz isso de muitas maneiras, através de muitas pessoas. Tive a graça de receber o carinho que precisava, primeiro do meu pai, depois do meu marido e também dos meus lindos e amados filhos e netos. Que presentes!
Até tive uma mãe substituta em determinado momento da minha vida, que me permitiu ter um modelo do que eu queria ser para os meus filhos, e depois para os meus netos. Até ao fim da vida, a mãe do meu marido estava radiante, interessava-se por nós, pela nossa família, preocupada com o que estávamos a passar. Que presente a minha sogra foi para mim!
M. Um dos sinais
da minha metamorfose:
renuncio às minhas expectativas
e ofereço perdão
Aos poucos consegui perdoar minha mãe, abandonar minhas expectativas em relação a ela. O Senhor derramou em mim amor e compaixão por ela. E Ele ainda me dá o dom de poder manifestar isso a ela enquanto ela ainda está viva. Todos os meus ressentimentos permaneceram na crisálida; a borboleta livra-se disso.
Uma borboleta…
uma crisálida na reforma
E você?
E você, cara leitora, caro leitor, se olhar para trás, para a sua vida, nunca pensou que as coisas lindas que você pôde vivenciar, as mudanças em você, foram geradas por um Deus que te ama e que quer te fazer bem?
Cara leitora, caro leitor, caro ouvinte,
vai sair
das suas prisões interiores?
Este Deus que me tirou da minha crisálida – nomeadamente em duas áreas específicas da minha vida para me libertar das minhas prisões e me dar a liberdade da borboleta – também te ama. Ele que dar-lhe a paz, a paz que não decepciona, quer transformá-lo, preencher suas lacunas, ajudá-lo a vivenciar relacionamentos restaurados, sempre que possível. Jesus quer oferecer-lhe uma vida nova, que durará até a eternidade.
Que presente!
“Porque Deus amou o mundo (incluindo você) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
(João 3.16)
Ele oferece-lhe o Seu amor, mas não o impõe, porque quer que a sua escolha seja livre, sem constrangimentos. Nunca fiquei desapontada por ter escolhido acreditar Nele e viver o relacionamento que tenho com Ele.
N. Chegou no momento certo!
Poderia também acrescentar que, surpreendentemente, poucos dias depois de ter chegado à fase final deste pequeno pedaço de partilha de vida, a minha querida mãe partiu para a eternidade.
Sou grata hoje por ela me ter dado a vida e por não terem perpetrado sobre nós os maus-tratos que ela sofreu quando criança. Sei que a voltarei a ver e que ela descansa em paz nos braços d’Aquele que se tornou o seu bom pastor. Para mim, o círculo completou-se.
Béatrice, uma lagarta e uma crisálida na reforma… UMA BORBOLETA!
Para saber mais…
Testemunhos (click)
Abandonar-me nos braços do nosso Pai celestial
Escolher ser baptizado?
Fragilidade e apaziguamento
Uma borboleta, uma lagarta e uma crisálida na reforma
Uma borboleta, uma lagarta e uma crisálida na reforma
Todos os artigos
Rumo à cura – recurso 1
En français In English În limba română Em portuguêsDernière mise à jour : 4, 10, 11, 12 mars 2025Série: Rumo à cura PSI e ESPI - recurso 1 A caminho de uma restauração PSIcológica e ESPIritual As ligações entre ontem e hoje Ilustração: um vulcão A mensagem (clique)...
Rumo à cura – fase 1
En français In English SERIE: Rumo à cura - fase 1 A caminho de uma restauração PSIcológica e ESPIritual Bom dia, Aqui iniciamos uma SÉRIE intitulada: Rumo à Cura... no sentido de restauração de si mesmo, restauração do coração. Esta série incluirá várias...
Reconectar com Deus
Reconectar com Deus Testemunho 6 de Nicole Ao longo da nossa vida, deparamo-nos com personalidades muito diferentes. Esta diversidade é uma fonte de enriquecimento, mas por vezes também de tensão. Um dia, perante a cobardia Um dia, tive de lidar com uma pessoa que se...
Viagem através da doença com a presença divina
Viagem através da doença com a doce presença divina Testemunho de Nicole Toda a gente pode passar por problemas de saúde. Também me aconteceu a mim. A caminho do Valais, uma região dos Alpes suiços Tínhamos acabado de chegar ao Valais para passar um fim de...
E se eu protegesse a minha casa?
In English En français En français In English Na lingala În limba română Po polsku Yкраїнською мовоюE se eu protegesse a minha casa? Testemunhos de Mónica e Nicole Introdução Este artigo contém os testemunhos de Mónica e Nicole. Na sequência de momentos de...
Identificar a voz de Deus
Dernière modification le 1.02.2025Identificar a voz de Deus Nicole Um Deus de relações O nosso Deus é um Deus de relações. Ele gosta de falar connosco. Um amigo, um confidente Na realidade, ele passa muito tempo a ouvir-nos, a escutar as nossas muitas queixas. Mas...
Pausas inspiradoras 4
Inspiração através de imagens e fotografias (4) 4. Mar Morto? ou Mãe Morta? Em françês, Mar Morto tem a mesma prononciação que Mãe Morta. É por isso que esta pausa inspiradora se baseia nun jogo de palavras. Senhor Jesus, Eu recebo Tanto...
Pausas inspiradoras 2
Inspiração através de imagens e fotografias (2) En français In English Na Lingala Aqui está a pausa inspiradora 2. 2. A tua luz Obrigado, Senhor Jesus, Por me dares a tua luz! Agora, cheio da tua luz, Deixa-me refletir-te à minha volta! ...
Pausas inspiradoras 3
Inspiração através de imagens e fotografias (3) En français In English Aqui está a pausa inspiradora 3. 3. A luta pelas mudanças positivas Ó Senhor Jesus, A obra de transformação Que realizas em mim, Quando te permito, é maravilhosa. Ages em mim...
Pausas inspiradoras 5
Inspiração através de imagens e fotografias (5) Aqui está a pausa inspiradora 5. 5. Envenenar-me ... ou perdoar-me? Ó Senhor Jesus, Apercebo-me que ao não perdoar Estou a beber veneno pensando que é o meu algoz que vai morrer com ele! ...
Perdi Jesus – 1
En français In English În limba română Dernière modification le 21.02.2025Perdi Jesus - 1 Nathalie Boudehent Partimos! Depois da festa, os pais de Jesus partem de novo de Jerusalém com muitos amigos. Caminham durante um dia inteiro e, de repente, apercebem-se de que...
Convite por meio de alegoria
Um convite por meio de alegoria Imagine um homem que recebe um convite no qual está escrito: "Você está convidado para jantar em um tal restaurante de prestígio, em um tal lugar, com Jesus de Nazaré, esta noite, às 20 horas." Isso é uma piada? O homem...
Fragilidade e apaziguamento
Fragilidade e apaziguamento Testemunho 7 de Nicole Será possível? Quando me disseram que o bebé que eu carregava há 31 semanas tinha provavelmente morrido no útero, fiquei chocada e desatei a chorar. A ecografia confirmou o diagnóstico. Enfraquecida E, muito...
Abandonar-me nos braços do nosso Pai celestial
Abandonar-me nos braços do nosso Pai celestial O testemunho de Jess Como uma criança Meu irmão e minha cunhada tiveram seu bebê na segunda-feira passada. Ele está completamente tranquilo nos braços de seus pais; ele se deixa levar, se abandona, porque sabe...
Compartilhando, amamentando
Allaite allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite Allaitement allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite, allaite,...
Escolher ser baptizado?
Escolher ser baptizado? Testemunho 6 de Jéss 1. Escolher ser baptizado? Escolhi ser baptizada por imersão para mostrar aos que me rodeiam que a vida com o Senhor é a melhor aventura que alguma vez tive. O batismo é um símbolo da minha renúncia ao meu antigo modo de...
Testemunho de Jessica, garimpeira (2)
Dernière mise à jour: 20 marsTestemunho de Jessica, garimpeira (2) Uma garimpeira na Bíblia Sim, sou uma garimpeira especial! Descobri que a Bíblia contém princípios que são úteis para o bem-estar da humanidade, bem como as promessas de Deus para os seus filhos....
Sente-se pequeno? Deus está a contar consigo
En français In English W języku polskim În limba română Na Lingala Sente-se pequeno? Deus está a contar consigo Para aqueles que se sentem "pequenos" Insignificante? Sem importância? Um certo Saulo de Tarso assistiu ao apedrejamento de Estêvão, um cristão que brilhava...
Em que é que me concentro?
Em que é que me concentro? Testemunho 1 de Martin Porque é que Deus o permite...? Já alguma vez se perguntou porque é que Deus permite que sejamos magoados? Por experiência própria... Quando eu era jovem, passei por situações que não compreendia. Por exemplo, houve...
A minha vida está nas mãos de Deus
En français In English În limba română Na Lingala Dernière mise à jour: 25 marsA minha vida está nas mãos de Deus Testemunho de Silvia A nossa vida está nas mãos de Deus Esta realidade conforta-me regularmente. A minha vida está escondida na palma da sua mão....
Jesus, o profissional da comunicação
Jesus, o profissional da comunicação Jesus estava próximo das pessoas JESUS USOU UMA LINGUAGEM ACESSÍVEL. Era uma linguagem QUE PERMITIA QUE AS PESSOAS ENTENDESSEM AS SUAS PALAVRAS, desde que estivessem interessadas. Utilizava acontecimentos do quotidiano...
O perdão, fonte de libertação
En français In English În limba română Na Lingala W języku polskim O perdão, fonte de libertação A necessidade de perdoar para viver a libertação Bom dia, amigos! Esta manhã, gostaria de vos falar de um homem chamado Jó, mas gostaria de vos falar dele de uma forma...
Orações que mudam o meu carácter (1)
Dernière mise à jour: 15 février 2025Orações que mudam o meu carácter - 1 Testemunho Ansioso por avançar com Deus, orei o seguinte depois de ler Gálatas 5,22: "Senhor, está escrito que o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade,...
Afirmo a minha identidade
Afirmo a minha identidade Testemunhos de Nay 1. Uma ausência marcante Não conheci muito bem o meu pai porque ele saiu de casa quando eu tinha 3 anos. A sua ausência fez-me sentir rejeitada e insegura. Sentia que não era suficientemente boa aos olhos dele e, à medida...
Não tenho fé
Em francês Em inglês Não tenho fé Você diz: "Eu não tenho fé"... mas qual é a medida da fé? Você diz: "Não tenho fé" porque NÃO SENTE que tem fé. Fé e sentimentos são duas coisas completamente diferentes. A fé não vem de suas impressões, emoções, sentimentos ou...
Silêncio
Silêncio As pessoas falam connosco, mas nós não ouvimos nada Encontrei-me muitas vezes em situações em que havia muito barulho. O barulho era tanto que não conseguia ouvir a voz da pessoa que me acompanhava. Enquanto ela olhava para mim, via os seus lábios a mexer,...
Deus é maior do que as vossas tempestades (1)
Em inglês Em francês Em romeno Deus é maior do que as vossas tempestades (1) Segundo uma mensagem dada por Stéphanie Reader, em Clermont-Ferrand, a 22 de outubro de 2022 Estamos num barco que, por vezes, queremos abandonar quando a tempestade se abate sobre nós,...
Experimentando libertações
Em francês Em inglês Em Lingala Experimentando libertações Para viver liberado Somos instantaneamente libertados quando nos tornamos cristãos? Ao nos tornarmos cristãos, talvez pensássemos que seríamos instantaneamente libertados de todas as nossas correntes e do...
Uma vida de discipulado
Dernière mise à jour: 4 avrilUma vida de discipulado1. Testemunho do Cláudio A. Seguir o dom que recebi Recebi o perdão, uma dádiva sem preço! O amor do Pai foi derramado no meu coração de discípulo, e estou pronto a dar tudo de mim para continuar a obra de Jesus,...
Deus fala com você
Em francês Deus fala com você Testemunho 5 de Jessica Dificuldades, insónias, medo? O início deste ano foi emocionalmente difícil, pois passámos por um período familiar complicado. De tal forma que o meu sono foi muito afetado. É como alguém que não convidamos e que...
Abra espaço para Deus
Em suma: Dêem espaço a Deus, dêem espaço a Deus Dêem espaço à esperança e aos milagres Abram espaço para actos de fé Dar lugar à ressurreição Abra espaço para Deus Segundo a mensagem de Andy Andrew, em Clermont-Ferrand, 22 de outubro de 2022 Esta mensagem é inspirada...
Deus é maior do que as vossas tempestades (2)
Em francês Em inglês Em romeno Em Lingala Deus é maior do que as vossas tempestades (2) Segundo uma mensagem dada por Stéphanie Reader, em Clermont-Ferrand, a 22 de outubro de 2022 Esta mensagem inspira-se na passagem bíblica dos Actos 27 C. Cortar as cordas do barco...
Hora do duche?
En français In English Em português Hora do duche e da lavagem? As nossas mãos, os nossos ouvidos e os nossos olhos precisam de ser limpos! Somos crentes e queremos ser para Deus, sem nos isolarmos como eremitas. Ao caminharmos por este mundo, somos banhados por...
Orações que mudam o nosso carácter (2)
En français In English În limba română Na Lingala Dernière mise à jour: 24.2.25; liens:25.03.25 Orações que nos transformam - 2 Testemunho de Nicole Este testemunho é o segundo sobre o tema: Oracoes que mudam o nosso carácter-1. Depois de ter lido Gálatas...
As nossas diferenças enriquecem-nos
Em inglês Em francês Dernière mise à jour: 4 avrilAs nossas diferenças enriquecem-nos Deus ama e acolhe toda a gente de braços abertos, sem exigências, sem condições. Como o pai do filho pródigo da parábola de Lucas 15, ele mostra-nos atenção e bondade, porque temos...
A fé e o mal-estar
Em inglês Em francês În limba română Na Lingala Dernière mise à jour: 4 avrilA fé e o mal-estar Fé e desconforto? SIM! A NOSSA FÉ PODE COLOCAR-NOS EM SITUAÇÕES INCÓMODAS. As histórias mais incríveis da Bíblia exigiam uma fé desconcertante, que...
Feliz!
In English În limba română En français Na Lingala Українською мовою Dernière mise à jour: 4 avrilFeliz! Em terras desconhecidas... Imagine que quer visitar um país desconhecido. O que é que vai fazer antes de partir? Vai interessar-se pela sua cultura e língua: vai...
Acredite ativamente enquanto louva a Deus
En français In English În limba română W języku polskim Na Lingala Dernière mise à jour: 4 avrilAcredite ativamente enquanto louva a Deus Inseguro Imaginemos que estamos perante um acontecimento – recente ou iminente – que é muito desanimador. Sentindo o medo nos...
À sombra das tuas asas
En français In English În limba română Українською мовою Dernière mise à jour: 22 avrilÀ sombra das tuas asas Testemunho de Michèle Escrevi estas linhas para partilhar o que me levantou e o que me faz continuar hoje. De uma vida normal, passei a uma vida realizada e...
Deus preencheu o meu vazio interior
En français In English Dernière mise à jour: 14 août 2023Deus preencheu o meu vazio interior O testemunho do Kenny Em 1996, deixei a minha terra natal, as Maurícias, em busca de uma vida melhor. O que eu não sabia é que ia encontrar algo muito maior do que o meu...
Circunstâncias favoráveis?
En français In English În limba română Na Lingala Circunstâncias favoráveis, ou não? Tudo está bem ! Você tem grande confiança em si mesmo, o que lhe permite acreditar em um futuro brilhante. Nada o assusta, você se sente forte e capaz de enfrentar qualquer...
O poder da decisão
En français In English Dernière mise à jour: 4 avrilO poder da decisão Testemunho de Jéssica Um evento que era suposto ser divertido Enquanto fazia as compras para a festa de aniversário do nosso filho, que se realizaria no dia seguinte em nossa casa, com a presença...
Pausa para café ou pausa para o deserto? 2
Pausa para café ou pausa para o deserto? 2 Esta mensagem é uma continuação da mensagem Pausa para café ou pausa para o deserto? 1 (clique) Também faz parte da formação 6, que pode encontrar na página Recursos. Um acontecimento inesperado: uma pausa no deserto! ...
Testemunho de Jessica, garimpeira (1)
Testemunho de Jessica, garimpeira (1) Sim! Sou uma garimpeira especial! Vou à corrente de água especial da Bíblia para desenterrar belas pepitas! É claro que isso leva tempo, e é bom ter as ferramentas certas! A Bíblia, um tesouro para uma garimpeira A leitura diária...
Ajudarmo-nos uns aos outros
En français In English W języku polskim Українською мовою Na Lingala Ajudarmo-nos uns aos outros Ajudarmo-nos uns aos outros: uma necessidade A vida lança-nos surpresas que nem sempre são agradáveis ou fáceis de enfrentar. Precisamos de ser encorajados!...
Pausa para café ou pausa para o deserto? 1
En français In English W języku polskim În limba română Na Lingala Pausa para café ou pausa para o deserto? 1 Ocupada? Ocupado? Sinto-me muito satisfeita por estar ocupada com as complexidades e os desafios da vida profissional atual. Sendo cristã que querendo que...
Tumulto no exterior e paz no interior
Em francês Em inglês În limba română W języku polskim Na Lingala Tumulto no exterior e paz no interior Testemunho de Marta Tumulto no exterior... Entrar em pânico? Recentemente uma amiga contou-me uma situação muito complexa. O seu futuro ficou subitamente...
O plano de Deus para mim?
O plano de Deus para mim? Testemunho de Nicole Identifique os planos de Deus para si Qual é o plano de Deus para mim? Recentemente, reli a história da arca de Noé em Génesis 6-8. Um plano divino para Noé Na sequência de uma palavra que lhe foi dirigida por Deus, Noé...
Como um girassol
Como um girassol Testemunho 2 de Nicole Leio a Bíblia todos os dias Leio a Bíblia todos os dias e, se possível, de manhã, antes de começar o dia. Gosto de transformar as minha leitura em orações. Durante o dia, tento lembrar-me dos versículos da manhã para que me...
Livre dos meus medos
Livre dos meus medos Testemunho de Françoise Tinha medo de tudo e mais alguma coisa: uma ansiedade que se espalhava a toda a hora: medo por mim e pelos meus parentes, medo de adoecer, de ter um acidente, medo de fazer a coisa errada, medo de não estar à altura do...
Depois de receber a dádiva
Depois de receber a dádiva Testemunho do Cláudio A. O amor do Pai derramado no meu coração de discípulo, e estou pronto a dar tudo de mim para continuar a obra de Jesus, difundindo o que me foi transmitido pelo meu Mestre. Para não ficar inativo, pus-me a caminho para...
Acolhi o amor de Deus
Dernière mise à jour: 22 août 2023 - 6 mars 2025Acolhi o amor de Deus Testemunho 1 Nicole Cresci com um pai que exigia a perfeição dos seus filhos. Aqui está a mensagem que foi transmitida, no dito e o não dito:"Tu não atinges o nível exigido, és uma fonte de...
Acolher o perdão do Senhor
En français In English W języku polskim În limba română Dernière mise à jour: 14 févrierAcolher o perdão do Senhor, tornando-o nosso Dúvidas me invadem Houve momentos em que pensei que tinha errado ao reconhecer meus erros e falhas diante de Deus e às vezes tive...
Cuidando de nossas emoções
En français In English W języku polskim În limba română Cuidando de nossas emoções Para permanecer conectado ao Senhor O Senhor ama que estejamos conectados a Ele. Está escrito em João 10:27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas me seguem."...
De coração a coração com o Senhor
En français In English W języku polskim În limba română Na Lingala De coração a coração com o Senhor Para permanecer conectado ao Senhor O Senhor ama que estejamos conectados a Ele. Está escrito em João 10:27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas...
O Todo-Poderoso não actua sozinho
O Todo-Poderoso não actua sozinho Deus: Todo-Poderoso? Sim, Deus é o Todo-Poderoso! E, no entanto, surpreendemo-nos por Ele não intervir aqui e ali... Como é que é possível que nada aconteça? De facto, porque acreditamos na omnipotência de Deus, esperamos passivamente...
Um Deus de relações
O nosso Deus é um Deus de relações. Ele gosta de falar connosco.
Um amigo, um confidente
Na realidade, ele passa muito tempo a ouvir-nos, a escutar as nossas muitas queixas. Mas assim que sentimos que esvaziámos um pouco o nosso caixote do lixo, voltamos ao que estávamos a fazer! No entanto, será que estamos realmente numa relação? Uma relação não é uma via de sentido único!
Claro que o nosso Deus é o nosso confidente, sempre pronto a ouvir-nos. É um recetor. Mas gostaria de ser muito mais para nós!
Um emissor, um mestre, um guia
Quando estava prestes a deixar esta terra, Jesus anunciou aos seus discípulos que lhes enviaria o Espírito Santo para lhes ensinar todas as coisas (João 14). Jesus fez-lhes ver que o Espírito Santo podia ser um transmissor. Será que nos damos conta de que o Espírito Santo se implantou em nós para comunicar connosco? Ele é um mestre no nosso espírito... e nenhum mestre é mudo!
O nosso Deus fala-nos, muito e frequentemente; raramente usa um megafone! Estamos a ouvi-lo ou há demasiado barulho? Vamos reforçar a nossa relação com ele, escutando-o!
Às vezes fala de uma maneira,
outras vezes de outra
Também vale a pena notar que, uma vez que o ouvimos falar connosco, assumimos que ele comunicará sempre da mesma forma. Mas não é assim! Porquê limitar Deus a um único estilo de comunicação?
Ilustração com o profeta Elias
O profeta Elias viu Deus manifestar-se através de um fogo que consumiu a sua oferta perante todos os profetas de Baal reunidos. Alguns dias depois, quando Elias estava sozinho, houve um incêndio, e está escrito: o Senhor não estava no fogo, mas num murmúrio brando e suave (1 Reis 18 e 19).
Silêncio subtil
A palavra hebraica traduzida por “murmúrio suave e brando” significa, na verdade, “silêncio subtil”. Na altura, Elias soube identificar este outro estilo de comunicação e beneficiou dele, aprendendo a prosseguir o seu caminho.
Porque é que queremos passar pelas mesmas experiências vezes sem conta?
O Espírito Santo em nós
Jesus deu-nos o seu Espírito Santo para que habitasse em nós e nos ensinasse todas as coisas (João 14,26). Ele fala interiormente a cada um dos seus filhos e pode exprimir-se de forma suave e subtil. Cabe-nos a nós melhorar a nossa ligação, a nossa recetividade. Escutemos hoje o Espírito Santo.
As vozes das nossas emoções
e da nossa cultura
Regularmente, preferimos seguir as vozes das nossas emoções ou as das nossas culturas de referência.
É tempo de desenvolver a separação da alma e do espírito através da Palavra de Deus (Heb. 4,12). A alma é tudo o que nos caracteriza, somos nós, com os nossos sentimentos, os nossos pensamentos, a nossa vontade; por outras palavras, a alma é a nossa personalidade, com todas as influências que nos marcaram. Experimentamos a separação da alma e do espírito sempre que ouvimos a palavra de Deus.
A palavra de Deus (rhema)
Em grego, há várias palavras para “a palavra de Deus”. Em Hebreus 4,12, a palavra escolhida é rhema, ou seja, a palavra instantânea de Deus, a palavra para o aqui e agora, adequada às nossas circunstâncias do momento. Além disso, é uma palavra rhema que nos é dada especificamente em cada uma das nossas batalhas (Efésios 6). Por isso, sintonizemos a frequência correta!
Melhore a sua relação identificando a voz de Deus
Deus fala-nos de muitas formas, incluindo a Bíblia, outras pessoas, pensamentos inspirados, sugestões persistentes, imagens mentais, impressões, sonhos, visões e, mais raramente, uma voz audível, um êxtase ou a visita de um anjo.
Porque é que Deus fala connosco?
O Espírito Santo tem por objetivo favorecer uma relação viva e íntima com ele. Em particular, ele fala
para nos consolar, encorajar,
fortalecer, purificar, curar,
repreender, santificar, guiar
ensinar, preparar para enfrentar
as dificuldades ou para as evitar,
levar a rezar de uma maneira ou de outra.
O silêncio tem, portanto, muitas vantagens.
O silêncio
O Espírito Santo favorece a nossa ligação (comunhão) com Deus. Pela nossa parte, podemos multiplicar por dez a nossa relação com ele, fazendo silêncio e estando mais atentos para podermos identificar a voz de Deus.
Aquele que vos ensina já não se esconderá e podereis vê-lo com os vossos próprios olhos. Ouvirás estas palavras atrás de ti:
Este é o caminho que deves seguir, para a direita ou para a esquerda! (Isaías 30: 20-21).
Identificar a voz de Deus
PS. Esta mensagem é parcialmente inspirada em dois serviços prestados por I. Carluer, da igreja MLK de Paris, intitulados “Discernir a voz de Deus” cujos links estão disponíveis abaixo.
Deus está a seu favor!
Tenha um bom dia!
Nicole
Identificar a voz de Deus
Subscrever...
Pode deixar-nos os seus dados de contacto e será informado pessoalmente quando houver uma nova publicação.
Esta subscrição é gratuita e sem compromisso.
Os seus dados pessoais não serão comunicados.